sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dicas para um vídeo mais interessante


Quem faz Comunicação, vez ou outra – por obrigação ou lazer –, se depara com a tarefa de produzir um vídeo. Eu mesma, essa semana, apresentei um vídeo em uma disciplina da faculdade, e, durante minhas pesquisas, percebi alguns elementos que podem ser utilizados para tornar um vídeo mais interessante e criativo. Como essa é uma tarefa muito mais trabalhosa do que parece, nosso post de hoje vai ser dedicado a compartilhar algumas dicas que podem ser úteis, e vídeos que as ilustram. Vamos lá:
--> Use tomadas curtas
Principalmente se seu vídeo for longo, alternar tomadas longas com outras mais curtar vai deixar seu vídeo mais dinâmico e menos maçante.


--> Abuse dos filtros de cor
Muitas vezes, as filmagens são feitas em iluminações, câmeras ou configurações diferentes, e por isso acabam ficando com estéticas que não combinam muito entre si. Uma solução é aplicar um filtro de cor em todas elas, deixando-as com um aspecto mais uniforme, além de deixar a fotografia do seu filme mais atraente. Você pode fazer isso alterando as configurações de cor manualmente (contraste, saturação, balanço de cor) ou usar plugins para After Effects feitos com essa função.


--> Aposte nas transições
Embora fazer cortes secos seja muito mais prático, não há dúvida que inovar nas transições entre as tomadas deixa seu vídeo muito mais criativo. Esse vídeo, por exemplo, usa várias transições legais:


--> Experimente velocidades
Algumas cenas podem ficar infinitamente mais legais se vistas em câmera lenta acelerada. Mechas de cabelo voando ao vento, o caminho até o primeiro beijo de um casal apaixonado… Você só vai saber se tentar :) Mas antes, lembre-se que, para que a câmera lenta fique boa, você deve filmar em pelo menos 60fps (o padrão é 24fps)!


--> Invista na trilha sonora
Sempre que possível, escolha a trilha sonora antes de começar a editar o vídeo. Assim, depois de escolher uma trilha que traduza bem o espírito do filme, você pode guiar a edição pelo ritmo da trilha.



Todas as dicas foram fruto das minhas próprias observações, então, caso você discorde de algo, sinta-se livre para deixar um comentário!

Postei ouvindo:
nada, porque a trilha desses vídeos todos já basta né? ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

que post foi esse, meu Deus? alguém me explica? adorei, dih! as dicas e os exemplos. posta lá no grupo da comunicação. certeza que muita gente vai apreciar. ;)