quinta-feira, 28 de abril de 2011

Da gambiarra ao design vernicular





Uma vez vi em um site uma notícia sobre uma exposição que estava acontecendo em Recife, chamada "Tipografia Vernicular: do análgo ao digital", organizada pela mestre em design Fátima Finizola. Na hora eu fiquei interessada, pois não tinha a menor idéia do que se tratava, então resolvi tentar entender um pouco. E hoje, guiada pela pressão de postar sobre tipografia, me lembrei desse assunto que é um tanto curioso.

A expressão "Design Vernicular" vem da junção da palavra design (desenho) com o termo vernáculo (língua nativa). Ela é frequentemente utilizada para expressar uma forma não-acadêmica de design, mais especificamente o design presente no nosso dia-a-dia . São soluções materiais ou visuais desenvolvidas com artefatos presentes no cotidiano e que, dessa forma, indicam forte ligação com a cultura local. Este termo também pode ser aplicado a qualquer produto desenvolvido a partir de um hábito cultural. Traduzindo para a linguagem cotidiana, o desgin vernicular pode ser facilmente associado à nossa "gambiarra" de cada dia.

Do design vernicular, vem a expressão "tipografia vernicular", que também é uma forma de expressão popular presente no cotidiano. A diversidade da paisagem tipográfica dos centros urbanos nos traz uma série de experiências visuais. Nesse universo, encontramos os letreiramentos populares, que ainda resistem como uma forma de expressão da cultura material de um povo e da produção espontânea e informal do design (o design vernacular). 

Nesse sentido, foi concebida a exposição que eu citei anteriormente e um site muito bacana chamado Tipografia Artesanal Urbana, projeto do designer Vinicius Guimarães, que tem como objetivo a valorização das obras que ainda trazem em si letras feitas a mão. No site você encontra fotografias e também algumas tipografias disponíveis para download.


  imagens da exposição "Tipografia Vernicular: do análogo ao digital" 

 


Vale à pena conferir todas as imagens no site e passar a prestar mais atenção no design nosso de cada dia.


Postei ouvindo:



Um comentário:

Fafi disse...

Pessoal, que bom que se interessam pelo assunto! Mas atenção, o termo correto é 'design vernacular' e não vernicular...