sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Por que o simples é bom?

"Porque não assumimos que o simples é que é bom? Porque quando se trata de produtos físicos temos de sentir que os podemos dominar. Ao introduzir ordem na complexidade, encontra-se forma de fazer com que o produto nos obedeça. A simplicidade não é apenas uma questão de estilo visual. Não se trata de mero minimalismo ou da ausência de confusão. Envolve escavar por entre as profundezas da complexidade. Para se ser verdadeiramente simples tem de se escavar fundo. Se, por exemplo, não queremos ter parafusos em algo, corre-se o risco de acabar por ter um produto demasiado rebuscado e complexo. O melhor é ir fundo na simplicidade, compreender tudo aquilo que ela envolve e a forma de a alcançar. É necessário compreender em profundidade a essência de um produto para nos vermos livres das peças que não são essenciais."
O trecho acima foi escrito por Jonathan Ive, designer da Apple, famosa por seus produtos super minimalistas. As fotos a seguir são um complemento a idéia desenvolvida por Ive. Elas fazem parte de um projeto de uma agencia de design chamada ANTREPO, eles fazem uma crítica ao abuso e exagero de elementos em embalagens de produtos que usamos no nosso dia-a-dia. É incrível perceber que são poucos elementos essenciais na formulação de uma embalagem ou de um produto, e buscar essas características é juntar utilidade com eficiência. Produzir algo inovador é achar sua essência, é desenvolver só o necessário.









Postei ouvindo:

3 comentários:

João Paulo Rabelo disse...

Muito bacana a evolução nas fotos.

Anônimo disse...

Gostei muito do post ! Bem bacana essa ideia de minimalismo, eu curto as coisas simples :)

Anônimo disse...

adorei!