quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Intervenções publicitárias

Na primeira década deste século aconteceu um boom das intervenções urbanas (ou intervenções artísticas) em todo mundo, com Banksy como exemplo e referência. Os profissionais de publicidade procuram estar sempre atualizados sobre o que acontece ao seu redor e observaram esses acontecimentos. Muitos deles, inclusive, participam de movimentos de intervenção urbana, seja ela puramente artística ou de caráter ativista. Essa característica foi fundamental para a popularização de novas formas de propaganda usando como referencial as intervenções urbanas.

Diversas marcas buscaram intervir na paisagem urbana e em elementos cotidianos de forma criativa, com intenções de fazer seus públicos-alvo interagirem com a marca. Algumas intervenções são consideradas marketing de guerrilha e também têm impacto direto através do buzz marketing ("propaganda boca a boca") da marca.

A exemplo, algumas intervenções do McDonald's, em diversos países:



Outro caso que ficou bem popular foi um site alemão de procura de empregos que, usando o slogan "a vida é muito curta para ter o emprego errado", fez diversas intervenções em elementos cotidianos:






Nem sempre a intervenção tem a ver com os produtos ou serviços vendidos. Muitas marcas patrocinam artistas para executarem suas obras e apenas o nome e algumas referências à marca entram no conjunto.

A Wolksvagen, em uma campanha elaborada em concurso na Suécia, quis incentivar as pessoas a melhorarem seus hábitos através da diversão, como subir pela escada de concreto ao invés de pela escada rolante e a jogar o lixo no lixo:





A Reebok, que patrocinou a maior pintura 3D de rua do mundo, em Londres, de autoria do artista britânico Joe Hill:


A Lego também investiu em pintura 3D de rua e encomendou do artista holandês Leon Keer a arte elaborada em uma rua da Flórida, inspirada no Exército de terracota:



No Brasil, temos como um dos diversos exemplos a campanha do Museu do Futebol, que instalou traves com o formato de molduras de quadro em campos de futebol improvisados em São Paulo:



Outro exemplo é a ação da ONG Canto Cidadão, de São Paulo, que instalou pipas e cartazes nos postes alertando para o perigo de soltar pipas perto da rede elétrica. O slogan era: “Toda Pipa presa nos fios é um alerta de perigo.":




O que todas essas intervenções têm em comum é fazer conexões incomuns. O que chama a atenção e surpreende o público é a maneira divertida ou inusitada em que dois ou mais fatores distintos se unem gerando surpresa ou quebra de expectativa. Que todos os exemplos sirvam de inspiração para tornar a propaganda mais interativa e menos invasiva.

Outras ações interessantes:







 




 









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