quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As tendências do design

Com a globalização e a facilidade de acesso à informação, muitos designers têm acesso as mesmas referências. Com a rede, tudo se torna acessível e as idéias cada vez menos originais, já que as fontes e outros trabalhos brotam sem parar na tela do computador, e o trabalho de qualquer pessoa pode ser acessado. Não que isso seja uma coisa ruim, já que quanto maior o acesso a informação e referências mais base se tem para fazer um trabalho melhor. Entretanto esse fenômeno vem criando um padrão nos trabalhos dos designers, considerando-se que as fontes buscadas muitas vezes são as mesmas. Contudo em um mundo onde as coisas começam a seguir um certo padrão, o diferente se destaca cada vez mais.

As imagens abaixo ilustram bem essa questão do padrão do design, as primeiras fotos mostram uma campanha de cartazes comparativos entre Nova York e Paris.


Ja essas imagens são um grupo de adesivo feitos por designers para personalizar a marca Apple.


E por fim, como já dito, nesse contexto de padronização o diferente se destaca cada vez mais, e cada vez mais tem se tentado fazer do diferente algo mais inusitado e criativo. E foi justamente esse o caso do Hotel Pantone, na Bélgica, como o nome já diz, o lugar é todo projetado segundo as paletas de cores da escala. É uma idéia incrível, que se destacou justamente por sua originalidade.





Bem, eu só espero um dia ter a oportunidade de poder conferir esse lugar fantástico!


Nenhum comentário: