segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sabe aquela fonte?

Nem tudo são flores no mundo tipográfico. Achar um tipo adequado para nossos trabalhos é muito, muito difícil. Quem nunca ouviu alguém falar de quão bonita aquela fonte do comercial era? Ou que a serifa deve ser adequada para esta mas não aquela proposta? Ou não ter a mínima ideia de qual tipografia usar? Então vamos tentar fazer um post explicando algumas coisinhas, sim?

A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Uau.

Tá, mas e daí? Como isso se traduz no modo de fazer do processo criativo?

Quando utilizamos e escolhemos uma tipografia - seja para aplicação em um texto, seja em um cartaz, em uma identidade visual...enfim... - levamos em conta nosso interesse visual, composição de texto e sensibilidade para a relação entre texto e elementos gráficos presentes. Isso pode parecer fácil, mas a busca por uma tipografia é algo por vezes interminável. A combinação de todos os fatores geram uma atmosfera para o conteúdo abordado.

E quais são os tipos mais conhecidos de tipografia?

Tipos serifados
Tipos que contém traços nas extremidades das letras. Guiam os olhos do leitor de uma letra para outra, imprimindo ritmo e facilitando a leitura impressa.

Tipos sem serifa (tipo bastonado)
Tipos que não contem traços, são retos, utilizados em títulos e legendas com letras no formato bold. Os tipos sem serifa facilitam a leitura na web.

Imagem do blog Design.Blog

Ok, agora vamos revisar isso tudo, num vídeo bem bacana e bem explicativo? (Em inglês)

Exemplos bacanas do que se pode fazer com a tipografia comercialmente seguem abaixo...






Pra finalizar...

Quer saber qual era aquele tipo que você viu em algum lugar, mas não sabe aonde procurar?

Clique AQUI e descubra a maravilha do... WhatTheFont, um site que te diz qual é a fonte usada numa imagem. Brilhante, não?

E uma ótima indicação para baixar fontes online é o site DaFont.com.

Para saber mais sobre tipografias, clique aqui e aproveite..

Nenhum comentário: