segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Combos verdes

E quando o design, publicidade e a preocupação verde se aliam para inspirar criadores desse mundão de meu Deus? Combos verdes. Essa denominação provavelmente não existe, mas acho que reflete muitíssimo bem o que vem acontecendo ultimamente. Que a preocupação ambiental está em voga, ninguém discorda. Mas como, no meio de tantos anúncios, tantas coisas, fazer algo diferente e se destacar? Esse é o desafio dos "combos verdes" - estratégias de comunicação, marketing, design para servir ao meio ambiente (e claro, alguns interesses financeiros).

Um exemplo legal é o da campanha do Greenpeace. Que tal instalar um ponto preto na sua tela pra ajudar a reduzir as emissões de CO2? Parece estranho, né? Dá uma olhadinha



E a campanha lançada pelo S.O.S Mata Atlântica para estimular as pessoas a fazerem xixi no banho, ajudar o meio ambiente e o seu dinheiro. O desafio, segundo os próprios criadores, não era fazer mais uma ecocampanha chata, em que imperasse o NÃO. Dessa vez, quem mandou foi a criatividade do SIM. SIM, FAÇA XIXI NO BANHO.


Fato é que o Marketing Verde, como é chamado, é uma tendência irreversível e chega a ser exigência no mercado. Ele é uma ferramenta que projeta e sustenta a imagem de uma empresa, e a difunde com uma nova visão de mercado. Só não dá pra pensar que fazer uma agenda de papel reciclado como brinde vá solucionar todos seus problemas. É preciso criar uma cultura comunicacional verde.

Pelo visto, o verde é a cor do futuro (e de vááários dólares).

Nenhum comentário: