terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um novo jeito Pepsi de ser

Certamente você conhece a rivalidade entre a Pepsi e a Coca-Cola, rivalidade essa que surgiu no final da década de 70 e que perdura até os dias de hoje. Desde então começou a guerra dos comerciais entre as duas grandes empresas. As propagandas de ataque uma a outra não são novidade, na verdade, costumavam ser bem mais agressivas e diretas, sempre com altos e baixos das duas marcas e cada vez uma superando a outra em termos publicitários.

Com o passar do tempo os ataques passaram a ser mais sutis e menos diretos, no entanto, nao deixaram de existir. Na verdade, o que passou a tornar as propagandas cada vez mais interessantes foram justamente as sutilezas. Exemplo disso é a nova campanha da Pepsi “Pode ser”. A empresa, ao invés de continuar tentando convencer que divide o primeiro lugar de vendas com a Coca-Cola, se colocou na sua verdadeira posição do mercado, que é o sugundo lugar. Entretanto ela soube fazer isso, de forma proveitosa e colocou o consumidor a pensar, se a Pepsi não seria uma boa alternativa.

No comercial aparece um garçom dizendo ao cliente “Só tem pepsi, pode ser?”, situação muito recorrente em alguns bares e restaurantes . Nesse momento aparecem várias situações em que o “pode ser” pode ser muito melhor do que você esperava. Assim a Pepsi convida o consumidor a sair do ‘hábito’de tomar Coca-Cola e vir experimentar algo diferente. Dessa forma a empresa atrai o consumidor de forma descontraída e sem ofender o concorrente . Uma propaganda inteligente que surgiu de um exemplo do dia-a-dia, e que deu muito certo.

Confira o video do comercial.

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