quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tipografia em publicidade sim!




Todo publicitário sabe a importância de utilizar a fonte ideal na sua propaganda, afinal, é preciso levar em conta a legibilidade, a adequação ao conteúdo, a estética em harmonia com a peça, entre várias outras coisas. O tema do post de hoje é tipografias, mas poderia muito bem ser Publicidade. Isso mesmo. Pra quem acha que a Publicidade está encaminhando para o menor número de letrinhas nas peças, se enganou. Um jeito diferente de fazer Publicidade pode ser brincando com as próprias tipografias. 

Um recurso muito legal que encontrei foi a utilização de tipografias como um próprio recurso imagético, ou seja, vários caracteres formando uma imagem, compondo a propaganda. Um nome famoso que costuma brincar com essa técnica é Si Scott, como, por exemplo, em uma das propagandas da Nike, produzida pela agência DDB, Paris, France.




O seu trabalho é muito legal, são desenhos bem próprios e originais, vale a pena conferir o site dele. Ah, todas as peças são lindas e claro que não são só trabalhos que envolvem tipografias, mas a maior parte brinca com elas, mesmo que não seja formando a própria imagem. Outro exemplo para a Nike, um pouco diferente:


O mesmo recurso de construção da imagem a partir dos caracteres foi utilizado em uma propaganda feita pela agência África para a Folha de São Paulo, e pra mim, deu super certo, afinal, escolheram ícones famosos e fáceis de associar. A propaganda é antiga, de 2008, mas achei muito legal, então resolvi compartilhar. A campanha era para divulgar a nova coleção de posteres sobre cinema, que vinham nos jornais de domingo. Embaixo das celebridades vinha escrito "The Movie Stars are in your Newspaper. Cinema Poster Collection. Every Sunday, free, at the Folha". Achei genial!


Pra quem curtiu o post e gosta do uso criativo de tipografia em publicidades, entra aqui ó:  40 Examples of beatiful typography in advertising design  

Postei ouvindo:


Nenhum comentário: