quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Escrevendo certo por linhas tortas




Em uma época em que o virtual é tão supervalorizado, na hora de utilizar tipografias em nossas criações muitas vezes limitamo-nos aos Corels e Adobes e sites para downloads de fontes. A caligrafia, com seu traço individual, torto, foi colocada de lado e foi substituída por fontes prontas e vetores, existindo até mesmo fontes que imitam o traço feito à mão, a letra cursiva e a caligrafia. Porque, então, recorrer a essas fontes ao invés de criamos nossa própria tipografia?

É exatamente nisto que consiste o letramento (do inglês, lettering), um processo de criação tipográfica que prioriza a caligrafia ao typing (uso de topografias padrão), e visa excluir ao máximo o uso de mídias e softwares da criação, sendo utilizados, em último caso, somente no tratamento e na arte-finalização. Até mesmo o traço feito à mão, torto e imperfeito tem sua vez no lettering, com a ajuda de um bom scanner, e "não sei desenhar" não é desculpa por aqui. Na criação, vale qualquer material: dos bons e velhos lápis e canetas esferográficas, a marcadores, penas, sprays, gizes, speedballs, dos mais variados tipos e espessuras, e o que mais sua criatividade aceitar.

Uma grande referência no lettering é o artista Jon Contino, que utiliza desde o mais simples nanquim até giz em suas obras, além de algumas tratadas digitalmente. Em seu site é possível verificar as suas criações, mas selecionei algumas preferidas:



Quem, como eu, ficou fascinado pelo lettering e quiser se inteirar mais sobre o assunto, o livro Hand Job: A catalog of type, infelizmente sem traduções tupiniquins, é considerado por praticantes como a bíblia do letramento. Eis mais alguns sites tomei por referência no lettering:
Letterheads: um grupo americano dedicado à área da caligrafia e da criação tipográfica, contendo de artigos variados a tutoriais bastante interessantes. Em inglês.
MS Studio: estúdio de design voltado principalmente para o desenvolvimento de novas tipografias. A seção Lettering é repleta de fontes criadas com o uso do letramento que servem de referência e inspiração. Em inglês.
45 Jujubas: formado por Marcelo Dante e Juliano Augusto, esse estúdio com sede em Belo Horizonte utiliza de colagens e letterings inspiradores no desenvolvimento de seus projetos, voltados principalmente para o mercado cultural.

Postei assoviando:


Em homenagem a Gabi Neves, que faz anos nesse sábado. Parabéns, haha!

3 comentários:

Gabi disse...

Adoro tipografia e typing e tudo relacionado, mas o que eu mais curti foi o parabéns haha \o/ bjs

Malu disse...

Muito doido! Parabéns pra Gabi pelo aniversário e pra você Rodrigo, pelo post.

PS.: QUERO UM TREINAMENTO DE LETTERING PRA CRIA!

Rodrigo Andrade disse...

PS da Malu mereceu um Curtir!