quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Graffitipografia




O tema do post de hoje é presente em diversas discussões e renderia boas teses de mestrado, o graffiti. No entanto, vamos falar de forma mais superficial dessa arte, que, apesar de envolver todo tipo de imagens possíveis, é comum aparecer como tipografias apenas.









Vale lembrar que graffiti e pixação são coisas diferentes. É complicado aplicar definições a cada um deles, mas basta entendermos o graffiti como forma de expressão e arte urbana e desvincular qualquer possível olhar pejorativo a ele.

Os graffitis escritos são, em geral, as assinaturas de cada artista, trabalhados de forma artística. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas e o modo mais fácil de começar a dominar essa arte, é treinar no papel.

Mas, podemos simplificar um pouco as coisas. É possível criar sua própria arte pela internet. E é essa a dica de hoje:

http://www.graffiticreator.net/htm/black/chrome5.htm

Ou então o mais simples:

http://www.graffitigen.com/

Basta escrever a palavra desejada e trabalhar as cores e variações em cima dela e você terá o seu graffiti instantâneo. Existem muitos sites que fazem esse serviço. É claro que isso tira boa parte da graça e da arte em si, além de não ter a vivacidade que a arte nos muros tem, mas, para quem for trabalhar com desgin gráfico, servem como boa referência.

Fora isso, existem milhares de fontes completas com a linguagem do graffiti. No próprio dafont.com, encontram-se mais de 180 tipos diferentes nesse estilo:

http://www.dafont.com/theme.php?cat=606



Por fim, uma imagem do graffiteiro Banksy, mundialmente famoso por sua arte crítica e irônica. Não é a característica dele trabalhar com graffiti tipografico, mas não podia deixa-lo de lado:



Para saber um pouco mais sobre ele, visite: http://www.banksy.co.uk/

Postei escutando:




Um comentário:

Júlia disse...

Nooo adorei esse site! Criar grafitti é meu novo passatempo preferido haha