segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pra sair do sofá

Todo mundo tem algum infeliz na sua timeline que sempre posta imagens de cachorros mutilados, crianças doentes entre outras mazelas pedindo que você curta ou compartilhe aquilo, achando que isso representa qualquer tipo de ativismo. É o famoso ativismo de sofá : você salvando o mundo com um clique. Só que não.

Como sabemos, compartilhar ou curtir uma imagem de uma pessoa passando por alguma dificuldade não vai salvá-la. É claro que tornar algo visto e reconhecido muda um pouco esse cenário, mas se você quer mesmo fazer a diferença, não vai ser pelas redes sociais que a sua causa vai ser atendida. A divulgação é só um primeiro para passo para a mobilização.

Foi explorando esse conceito que as Forças Armadas da Suécia lançou a sua mais nova campanha: Who Cares? A ação é a seguinte: uma pessoa é confinada em uma caixa no centro de Estocolmo. Suas imagens são exibidas em rede e em outdoors digitais, para que todos vejam, mas sem ter o que fazer. Ao fim das imagens, a campanha convida o público a salvar o confinado simplesmente trocando de lugar com ele.

Vai aí o vídeo da campanha para explicar isso um pouco melhor.




Pois é, nem só de loiras peitudas e neve vive a Suécia. Tem também boa publicidade e gente que se importa. E você, trocaria de lugar com um desconhecido em troca da sua liberdade?

Postei ouvindo Alive de Hustle Roses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, fantástico! Mas admito que, de primeira, daria um certo medinho de entrar na caixa!