quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fugindo de Computadores com Margaret Kilgallen


Margaret Kilgallen (1967-2001) foi uma artista norte-americana que, apesar da tendência do nosso tempo, teve o costume de trabalhar sem ajuda alguma de um computador. De acordo com ela, o atrativo nas coisas (independente de quais sejam) é a evidência da mão humana. No documentário “Beautiful Losers”, de Aaron Rose, Kilgallen declarou que “Eu passo muito tempo tentando aperfeiçoar as minhas linhas e a minha mão, mas a minha mão sempre será imperfeita porque ela é humana. Se eu estou desenhando letras muito grandes e gasto muito tempo pintando a mesma linha várias e várias vezes para que fique reto, eu nunca serei capaz de deixar reto. De longe, a linha pode até parecer reta, mas, quando você se aproxima, sempre será possível ver ela se retorcer - e eu acho que a beleza está nisso.” Esta forma trabalhosa de produzir, entretanto, jamais atrapalhou a artista a criar murais e quadros enormes.

Margaret Kilgallen sofreu muita influência da arte folk e mexicana, usando tons quentes e pastéis. Tudo que produziu possui certo ambiente de “cotidiano de gente comum”: desenhava pessoas descalças, animais domésticos, árvores que se vê em qualquer quintal... Dizia que, nas cidades grandes, detalhes e pessoas se perdem, assim como o costume de observá-los. Ela, entretanto, afirmava ainda observar todas as “pequeninices” e possuir certo afeto por elas. Era também artista urbana – enfeitava cidades com grafites e tinha uma grande paixão em desenhar paredes de trens.
No fim, Kilgallen provou, em seu trabalho e sua vida, que ainda é possível fugir de programas de computador e achar beleza no imperfeito e no comum. Sua arte nos mostra o lado rústico existente, apesar de raro, do nosso contexto.

--
postei ouvindo: That's What's Up - Edward Sharpe & The Magnetic Zeroes


Postado por Lígia

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom lígia!
você tem referências bem legais! =)

Anônimo disse...

nossa, um trabalho super bacana. faz a gente pensar mesmo se a gente precisa tanto dessas maquininhas.