segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Polêmica


Quem nunca recebeu por e-mail um power point cheio de anúncios "engraçados que nunca foram veiculados?". Recebi 2. Só ontem. Mas apesar dos meus familiares (fofos) me encaminharem algumas peças claramente fakes em .ppt, há muitas outras por aí, bem reais, que mereciam maior atenção.

A propaganda, há muito tempo, tem deixado de ser apenas a apresentação de um produto para consumo. Ela influencia e é influenciada por estilos de vida, valores, aspirações, estéticas, nossa cultura (…) Então dá pra imaginar o impacto e o alcance que 20s no intervalo da novela das oito gerados por peças de gosto duvidoso, como as seguintes, podem causar:


Schin




Peugeot




Fiat




Burguer King:



Skol


(Dava pra passar um bom tempo só mostrando campanhas de cerveja)

As opiniões são diversas: "Engraçado","Mais polêmica que mamilos", "Machista", "Dê joinha se você está vendo isso em 2012", "Não entendi porque proibiram", "Falsos moralistas!", "rs", mas a que vale mesmo é a do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que recebe denúncias de desde a sua sogra no banco de trás do carro - consumidores-, aos veiculadores e concorrentes caso se sintam de alguma forma prejudicados pela propaganda. Além de manterem uma monitoria própria. Apesar de não ser estritamente censor, o CONAR determina alterações ou desaprova os anúncios, e como colocam, suas decisões  "são rigorosamente respeitadas pelos veículos de comunicação, que não voltarão a veicular o anúncio reprovado." Respeito.



Postei ouvindo: 

Nenhum comentário: