quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Do pixel viemos, ao pixel retornaremos



Todo designer/ilustrador deveria acender uma vela para aquele(s) que criaram o vetor. A vetorização é a melhor ferramenta para se evitar em uma criação um indesejado aspecto "pixelado", ou seja, que aqueles pequenos quadrados de cor se tornem tão grandes que fiquem visíveis e prejudiquem a qualidade de uma imagem. Os pixels seriam as considerados as "rugas" da criação gráfica.

Mas o que poucos sabem é que existe uma corrente artística que faz bom uso desses pixels, fazendo questão de que estejam bem visíveis. O Pixel Art, como é chamado, consiste na construção de uma imagem "pixel a pixel", colocando cada pixel de maneira individual, utilizando programas simples de criação/edição de imagem, como o famigerado MS Paint, ou mesmo programas específicos para o Pixel Art.


De pixel em pixel se chega ao megapixel (:

Mas a realidade é que, de qualquer forma, o processo de criação de um Pixel Art é bastante trabalhoso e requer paciência e um certo planejamento de quem deseja praticá-lo um pouco, o que limita sua popularidade. Mas ainda assim existem grandes comunidades na internet sobre o Pixel Art e que realizam encontros, concursos, competições e exposições de alguns pixel arts, como o http://www.pixeljoint.com/, em inglês, e o http://www.pixelaria.org/, em português. Este último conta com tutoriais e explicações sobre o pixel art e sua história, bem como um glossário sobe alguns termos utilizados, tudo em nossa língua nativa.

Confesso que me tornei amante do Pixel Art e com certeza perderei tardes inteiras me dedicando aos quadradinhos coloridos. Vejam só o meu Pixel art mais recente:

Obra-prima em Pixel Art


Postei assoviando:

Nenhum comentário: